quarta-feira, 21 de setembro de 2011

E agora...comofas?!oO

O final do ano letivo já ta quase chegando, e a maior duvida dos adolescentes é: "o que é que vou fazer agora?! Eu nem sei o que fazer de faculdade!!!" Confesso que eu tive essa duvida (e ainda tenho) também quando terminei o ensino médio, e eu realmente me sentia um FDP em dia dos pais xP... cheguei ate a não entregar os trabalhos e nem estudar para as provas no colégio, mas por ironia do destino não deu certo, tirei notas boas da mesma forma, e não consegui o que queria, reprovar no terceirão (não façam isso!! Eu estava desesperada e ja não sabia pra que lado atirar, sem falar que eu era uma droga em História e precisava de dois 10 para passar de ano, então a minha idéia "genial" foi essa, isso que teve mais umas duas amigas que também tentaram isso e não conseguiram também e nos formamos ><).

Por sorte, no fim do ano, mudou a orientadora (recém formada), e as vezes eu ficava conversando com ela sobre as idéias que eu tinha pra faculdade, e a primeira coisa que ela me falou: "você ta se sentindo perdida não é?!"BINGOOO!!!! E o que ela me falou foi extremamente útil, e carrego as palavras dela ate hoje, e digo à vocês, que devem ter a mesma duvida que eu tive, você não precisa fazer a faculdade agora, assim que termina o ensino médio, a pressão que os pais fazem nos filhos pra escolher uma faculdade é enorme, e eles não tem uma noção de como isso é irritante!! Procure viajar, conheçer novas pessoas, fazer cursinhos, um emprego, porque é justamente nessas viagens e encontro com outras pessoas que você também vai se encontrar, e vai acabar descobrindo o que quer de verdade!

Provavelmente você vee os seus amigos, a maioria, tudo decidido com que faculdade fazer, ou como eu, com 19 anos, e vendo que você poderia estar no primeiro ano de facul, ou no segundo, mais uma hora ou outra você acaba escolhendo e a sensação a seguir é o medo. "Será que eu to fazendo a escolha certa?!","Será que eu vou gostar do curso?!" Faça um teste vocacional, converse com amigo seu que esteja fazendo o mesmo curso que você tem interesse ou na mesma instituição que ofereçe o curso, se você tiver um amigo que faz pisicologia melhor ainda!!! (Oi Fer!!) Provavelmente se você não gostar do que escolheu, você já vai perceber isso no primeiro semestre e pode mudar de curso se quiser.

Fiz este post justamente porque, semana passada me bateu esse desespero, depois de quase 2 anos parada, só na base de cursinho, dois vestibulares feitos e fiquei em segunda chamada em ambos, um para medicina veterinária que passei, mas a louca resolveu deixar pra mais tarde esse desejo, e se mudar pra Videira, agora vou tentar pra Biotecnologia Industrial, tomará que eu consiga passar! Espero que tenha dado alguma idéia boa, pra quem estiver passando por essa dificil escolha!! Quem tiver afim de fazer um teste vocacional, eu fiz pela internet mesmo, e bateu com o que eu desejo, fica o link logo a baixo.

Se eu ficar muito tempo sem postar nada no blog, pode ter certeza que estou com a cara nos livros, então já sabem!

http://www.oportaldosestudantes.com.br/testevoc.asp



Nenhum comentário:

Postar um comentário